A Educação Infantil caracteriza-se por ser o momento de inserção da criança no universo escolar. Portanto, nessa fase, é função da escola acolher as crianças em suas necessidades individuais e, ao mesmo tempo, inseri-las no ambiente coletivo. Nessa etapa da vida escolar, favorecemos as interações sociais, possibilitando o estabelecimento de laços afetivos, o que contribui para o reconhecimento de si próprio e do outro, estimulando o convívio e o respeito às diferenças. Com o intuito de propiciar ao aluno mais segurança, criam-se condições para que esse processo de troca, de envolvimento social, seja realizado de maneira progressiva. O brincar, o cuidar e o aprender são pilares essenciais da prática pedagógica. A promoção do desenvolvimento amplo da criança, completando os aspectos físico, cognitivo, social e emocional, tem como eixos norteadores:
Acolher, cuidar e educar de forma lúdica e significativa, considerando tanto as necessidades individuais quanto as diferentes fases e níveis de aprendizagem;
- Desenvolver as habilidades sociais e cognitivas necessárias à aprendizagem, utilizando as diferentes linguagens (corporal, musical, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de aprendizagem;
- Incentivar a expressão de ideias, sentimentos, necessidades e desejos, para que a criança avance no processo de construção de significados;
- Criar situações para que a criança possa descobrir e conhecer progressivamente seu corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem -estar;
- Estimular na criança a ampliação das relações sociais, com vistas a fortalecer sua autoestima e ampliar, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Favorecer o brincar como meio de desenvolvimento cognitivo, social e motor;
- Regular, de acordo com suas necessidades pessoais e da vida em grupo o seu próprio comportamento em situações de vida diária e em situações especiais.
Objetivo geral maternal
- Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
- Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
- Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
- Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
- Identificação do nome próprio.
- Identificação das letras do nome próprio.
- Identificação das vogais.
- Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
- Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
- Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
- Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
- Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
- Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
- Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
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